domingo, 11 de julho de 2010

O PRIMEIRO TELEJORNAL DO SBT



Todo mundo sabe que o jornalismo nunca foi o forte do SBT, embora o primeiro gênero a ir ao ar na emissora foi a reportagem que cobria a cerimônia de concessão da própria televisão, em 19 de agosto de 1981, em Brasília. Para se ter uma idéia do heroísmo dos jornalistas e técnicos, naquele dia o único retorno da qualidade da transmissão era um telefone na portaria do Ministério das Comunicações.

Antes disso, a TVS, primeira emissora de Silvio Santos, já tinha um "telejornal", feito com notícias sem atualidade. Funcionava assim: a produção lia principalmente revistas para buscar assuntos que, na linguagem jornalística eram "frios" e poderiam ser exibidos em qualquer dia que não faria diferença. O curioso desse informativo que estreou no canal 11 do Rio em 1977 é que ele era gravado em São Paulo, onde ficavam os estúdios do animador, e reprisado de segunda à sábado! Para ilustrar as reportagens, eram exibidas fotografias recortadas das prórpias revistas!

Já com a sua rede, o dono do Baú resolveu revolucionar! Lançou o primeiro telejornal matutino em rede nacional, às 7:30 da manhã, o Noticentro. O nome é uma tradução literal do seu modelo americano (News Center). O jornal adotou uma apresentação mais descontraída, os apresentadores conversavam entre si, se despediam do publico de mãos dadas e assim saíam, na penumbra, enquanto rolavam os créditos finais. Quem apresentava eram os jornalistas Gilberto Ribeiro, Antônio Casale, Lívio Carneiro e Jorge Helal, todos vindos da extinta TV Tupi. Uma das repórteres dessa época continua no SBT até hoje. É Magdalena Bonfiglioli, que hoje está no Programa do Ratinho. Outra figura conhecida do grande público era Felisberto Duarte, o Feliz, o famoso homem do tempo. O jornal conquistou o público.

O Noticentro saiu das manhãs em 25 de fevereiro de 1982 e ganhou o horário nobre, das 18 às 19h. Apesar de ser o principal telejornal da casa, a filosofia do jornal seguia a filosofia do SBT, com uma programação popularesca. Apesar de diferente, nunca o noticiário conseguiu ser uma opção real ao seu maior concorrente, o Jornal Nacional na Globo. A estrutura que a emissora dispunha era muito menor do que a da concorrente. E tinha um outro detalhe: durante sua existência, o Noticentro conviveu com a dívida que a emissora possuía desde quando foi inaugurada. Silvio Santos só se livrou dessa dor de cabeça em 1992, quando a empresa passou a gerar resultados financeiros positivos.

O primeiro telejornal do SBT ficou no ar até 1988, quando estreou o TJ Brasil, com Boris Casoy, para elevar o nível de qualidade da programação. Por ter exatamente 29 anos, é muito difícil encontrar material do Noticentro no YouTube. O que encontrei foi essa reportagem da época em que Silvio Santos queria ser candidato a prefeito da capital paulista, e havia recebido a visita do empresário Antônio Emírio de Moraes.

Agradecimento: AndreiaM30 e marioluciodefreitas
Fonte: A Fantástica História de Silvio Santos, Arlindo Silva (Ed. do Brasil, 2000)


Noticentro: Silvio Santos e Antônio Ermírio de Moraes (Parte 1)


Noticentro: Silvio Santos e Antônio Ermírio de Moraes (Parte 2)

3 comentários:

  1. Me recordo do "Feliz" ( felizberto Duarte ) com seu bordão: ( e biririm e bororom ) se não me engano e me corrijam se estiver errado, na época que surgiu o TJ Brasil, no horário anterior passava um jornal regional em São Paulo que era o TJ São Paulo, em uma clara alusão ao SPTV ( em são Paulo ) e Jornal Nacional da Globo. Depois se bem me lembro o Feliz chegou a falar do tempo no saudoso "Aqui Agora", que tinha além deste celebre e hilário reporter, Madalena Bonfigliori, Célia Bravim, Maguila, Jacinto Figueira Jr ( o Homem do sapato branco ), Gil Gomes dentre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho recordações boas do ano de 1981 quando eu tinha 5 anos de idade,eu gostava de ver o jornal NOTICENTRO por causa do cenário;eu admirava muito o desenho na parede que era um mapa-mundi;para ter idéia,eu ficava no meu quarto brincando de jornal,imitando a voz do jornalista ANTÔNIO CASALE,e dentre outros.Me recordo também da KÁTIA MARANHÃO,PAULO ECHEBARRIA,ANA DAVIS,e ALBERTO TAMER,comentarista de economia.FOI uma recordação da minha infância muito boa;se eu ,de repente na rua,avistasse o ANTÔNIO CASALE e a KÁTIA MARANHÃO,eu teria o privilégio de dizer:eu ssempre fui fã de todos vocês.Um beijão e um abraço.

      Excluir
    2. Eu tenho recordações boas do ano de 1981 quando eu tinha 5 anos de idade,eu gostava de ver o jornal NOTICENTRO por causa do cenário;eu admirava muito o desenho na parede que era um mapa-mundi;para ter idéia,eu ficava no meu quarto brincando de jornal,imitando a voz do jornalista ANTÔNIO CASALE,e dentre outros.Me recordo também da KÁTIA MARANHÃO,PAULO ECHEBARRIA,ANA DAVIS,e ALBERTO TAMER,comentarista de economia.FOI uma recordação da minha infância muito boa;se eu ,de repente na rua,avistasse o ANTÔNIO CASALE e a KÁTIA MARANHÃO,eu teria o privilégio de dizer:eu ssempre fui fã de todos vocês.Um beijão e um abraço.

      Excluir