sábado, 14 de agosto de 2010

MANOEL DE NÓBREGA E SILVIO SANTOS


Nesta Quinta-Feira, dia 19 de agosto, o SBT comemora seus 29 anos de existência onde tudo começou. Engana-se quem pensa que estou falando de Silvio Santos apenas. A emissora vai promover sua festa de aniversário no programa A Praça é Nossa, com todo o elenco do canal. Não se sabe se o dono também vai comparecer. Mas o ponto onde quero chegar é a importância da Família Nóbrega para a fundação da antiga TVS.

Vamos voltar no tempo, mais precisamente para 1954. Um jovem locutor iniciava sua carreira no Rio de Janeiro. Era um tal Silvio Santos. Junto com ele trabalhava um outro rapaz chamado Fernando de Nóbrega. Silvio tinha outros negócios além da carreira artística. Ganhava dinheiro animando a travessia da Barca Rio-Niterói (naquele tempo a ponte não existia), proporcionando música, bingo, bebidas diversas, e executava comerciais por um sistema de alto-falantes que ele mesmo montou. Fernando não queria viver do rádio. Apenas juntava dinheiro para pagar a faculdade de medicina que cursava.

Naquele ano, a barca onde Silvio trabalhava quebrou, e ficaria meses no conserto. Seu negócio ficaria parado. O dono da cervejaria Antártica, a principal cliente do animador, o convidou para conhecer São Paulo, "a locomotiva do país", segundo ele. Silvio comunicou sua saída para Fernando, que decidiu indicá-lo ao irmão que vivia na capital paulista, certo de que poderia ajudá-lo, e lhe deu uma carta de recomendação. O irmão de Fernando era Manoel de Nóbrega, o deputado mais votado da época e o maior sucesso do humor no rádio brasileiro.

Silvio conta que veio para a terra da garoa com uma mala de roupa somente. Soube de uma seleção de locutores que a Rádio Nacional estava realizando e passou em primeiro lugar. Após vencer o concurso, o jovem locutor foi procurar Manoel com a carta. Nóbrega lhe disse que conseguiria colocá-lo dentro da emissora facilmente, mas Silvio disse que não precisava, pois já era um elemento da Nacional, e que queria entrar com méritos próprios. O humorista se impressionou e viu no rapaz de 24 anos uma pessoa de caráter e valor. Era o começo de uma paternal amizade.

O criador da Praça da Alegria, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, ajudou Silvio sempre que pode. Como todos sabem, o Baú da Felicidade, a primeira empresa do animador, foi dada por Nóbrega e foi a mola propulsora do Grupo Silvio Santos. O que pouca gente sabe é que Nóbrega também deixou livre o horário das tardes de domingo, quando soube que o dono do Baú o queria para lançar o Programa Silvio Santos. O humorista também foi um dos principais responsáveis pela conquista do primeiro canal do futuro SBT, a TVS canal 11 do Rio de Janeiro.

Comemorar o aniversário da emissora na Praça é também uma forma de reconhecer mais uma vez que essa vitória é dedicada a Manoel de Nóbrega, e mostra o valor de uma gratidão e a força de uma amizade. Às portas de ser uma "trintona", a rede de Silvio Santos atrapalha bastante o sonho da vice liderança da Rede Record. Internamente, o clima entre os funcionários é de um time unido e feliz por continuar com todos os ideais propostos por Manoel de Nóbrega em seu discurso no dia da assinatura do contrato de concessão da TVS, em 22 de dezembro de 1975.

Curiosidade: O canal 11 do Rio estreou em 14 de maio de 1976, mas a rede SBT só nasceu oficialmente em 19 de agosto de 1981, quando 4 emissoras da Rede Tupi foram cassadas e se transformaram em TVS. O marco foi a transmissão da cerimônia de outorga, direto do Ministério das Comunicações em Brasília, ao vivo. Algo inédito e único até hoje no país.

Os vídeos abaixo mostram Silvio Santos na estréia de A Praça é Nossa, relembrando esses e outros fatos e reconhecendo a Manoel de Nóbrega a conquista da emissora, demosntrando sua eterna gratidão.

Agradecimentos: rss516 e levyfioriti



Silvio na estréia de A Praça é Nossa - Parte 1




Silvio na estréia de A Praça é Nossa - Parte 2




Silvio na estréia de A Praça é Nossa - Parte 3

3 comentários: