domingo, 13 de janeiro de 2013

DUAS DÉCADAS DE DOMINGO LEGAL

Chegou a hora de fazer uma grande festa! O "Domingo Legal" completa 20 anos no ar, em 2013. Uma data histórica para o dominical e para o SBT. É um dos programas mais duradouros da emissora, ficando atrás apenas de "Hebe" (24 anos), "A Praça é Nossa" (25 anos) e do "Programa Silvio Santos" (32 anos).

O semanal estreou em 17 de janeiro de 1993, como um dos quadros do domingão do patrão. Era mais uma tentativa de Gugu Liberato de se firmar no dia mais importante da televisão brasileira. O loirinho já havia apresentado várias atrações como "Corrida Maluca", "Passa ou Repassa" e "TV Animal". O novo programa estreou em pleno verão, inspirado no modelo de sucesso do "Viva a Noite".

Seu começo foi muito parecido com seu irmão dos Sábados à noite. Vários concursos e atrações musicais recheavam o dominical. Pouco tempo depois, Gugu retomou a disputa entre artistas "Eles e Elas", com provas conhecidas como "prova do tato", "prova do desenho", "o que é, o que é", entre outras.

Gugu ao vivo

Antes de agosto de 94, Gugu também tinha o "Passa ou Repassa"
A grande virada aconteceu a partir de 1994. Em 1º de maio, o piloto Ayrton Senna morreu no autódromo de Ímola, na Itália. Enquanto a Globo tinha programas ao vivo para repercutir o assunto, o SBT estava com toda sua programação gravada. A direção da emissora decidiu que Gugu Liberato passaria a comandar o "Domingo Legal" ao vivo, ao meio-dia, em 21 de agosto daquele ano. A decisão deu certo, e aumentou a audiência.

A atração passou a produzir gincanas externas nas imediações do Teatro Silvio Santos, com a participação do público, e o "Helicóptero do Gugu", que começou distribuindo prêmios, em vários locais do Brasil. O helicóptero foi útil também para inserir o jornalismo no "Domingo Legal". Sua principal cobertura foi o acidente fatal do conjunto "Mamonas Assassinas", em 2 de março de 1996. O programa foi líder de audiência durante toda sua exibição.

A busca incansável e desmedida por audiência

Primeira visita da cantora mexicana ao programa dominical
Em 1997, a emissora de Silvio Santos muda o programa de horário. Exibido às 16h, Gugu passou a enfrentar diretamente o "Domingão do Faustão", o líder do horário na Rede Globo. Começou aí a guerra dos domingos entre Globo e SBT. "Domingo Legal" foi vitorioso em muitos dias, até 2002. Os concorrentes protagonizaram cenas lamentáveis na busca pelo IBOPE, como o sushi erótico de Faustão, e os "lobisomens" de Gugu.

Com esse pensamento, e investindo principalmente em jornalismo, o apresentador se envolveu numa falsa entrevista com supostos membros de uma facção criminosa de São Paulo. Os "bandidos" fizeram ameaças a algumas personalidades, como padre Marcelo Rossi, o então vice-prefeito da capital paulista Hélio Bicudo, e apresentadores como José Luiz Datena. O ministério público investigou a entrevista e julgou tratar-se de uma farsa. Gugu e a emissora foram processados e condenados. O programa deixou de ser exibido por um domingo.

A segunda virada

Até assumir o dominical, Celso estava disposto a deixar o SBT
Desde 2003, a atração voltou a apostar mais em entretenimento, com musicais e brincadeiras com o público. Muitos artistas nacionais e internacionais passaram pelo palco do programa nestes 20 anos. Destaque para Shakira, Ricky Martín e a chegada hollywoodiana de Thalía, com direito a limousine e tudo. Um dos grandes sucessos recentes do "Domingo Legal" é o quadro "Construindo um Sonho", que reforma a casa dos telespectadores sorteados.

Em 12 de março de 2009, o dominical passa por uma grande mudança. Gugu Liberato troca de emissora, após 28 anos de SBT e 35 anos de Grupo Silvio Santos. Celso Portiolli, com 16 anos no canal 4 paulistano, comandando a "Sessão Premiada", assume o programa e transforma o "Domingo Legal", voltando às suas origens, com brincadeiras, concursos e prêmios para os telespectadores. A "Piscina Maluca" e o game "Meu pai é melhor que o seu pai" são dois dos muitos sucessos desta nova fase. O programa voltou ao horário do almoço, e hoje é um dos maiores faturamentos da emissora.

Curiosidades:
  • Antes de entrar no ar, "Domingo Legal" foi totalmente planejado pela equipe de produtores e diretores da época, liderados por Homero Salles, atual diretor do Gugu na Record, e Roberto Manzoni, diretor do programa até hoje;
  • O "Magrão" Roberto Manzoni se afastou da atração por alguns meses, em 2002. Coincidentemente foi nesta época que aconteceu a "entrevista" polêmica com os "integrantes" do grupo que atua dentro e fora dos presídios paulistas;
  • O que hoje vemos nas telas de programas globais como "Vídeo Show" e recentemente o "The Voice Brasil" já existia no SBT. O "Domingo Legal" foi o primeiro programa de auditório a ter a participação do público pela internet, com as mensagens on-line exibidas no vídeo. O recurso começou a ser usado em 1996;
  • Os quadros mais conhecidos da atração são "Taxi do Gugu", "Banheira do Gugu", "De Volta para Minha Terra", "Telegrama Legal" e "Construindo um Sonho";
  • A primeira vítima do "Bom Dia Legal", quadro que acordava famosos, foi seu conhecido algoz: Otávio Mesquita foi acordado por Zezé di Camargo, na ocasião do seu aniversário. A brincadeira foi ao ar no programa "Perfil", e reapresentada pelo Gugu. O troco foi ao ar na semana seguinte e fez tanto sucesso, que pernaceu no ar por cinco anos. A brincadeira também foi comandada pela dupla Rodolfo e ET;
  • Homero Salles queria ter um vídeo wall no programa, um telão composto por várias telas de TV. Silvio Santos e Luciano Callegari, superintendente artístico e operacional da época,  sempre lhe negaram, por ser um equipamento muito caro. Certa vez, numa viagem ao Japão, ele e Gugu trouxeram um pequeno equipamento que poderia reproduzir em um Chroma key, uma grande tela de uma cor só, a simulação de um vídeo wall. Quando "inaugurou" o equipamento, com o telão montado no auditório, Silvio e Luciano realmente acreditaram que algum diretor havia aprovado a compra daquilo. Esse telão fez parte do auditório de 1996 a 1999, mas em 1998, no Complexo Anhanguera, o "Domingo Legal" já tinha um video wall de verdade. Confira esta e outras histórias do diretor no site Tudo Sobre TV clicando aqui.
  • Quando a saída de Gugu foi confirmada, iniciou-se uma campanha maciça no Twitter para que Celso Portiolli assumisse a atração. Às vésperas de renovar seu contrato, e longe dos auditórios há alguns anos, Celso estava decidido a sair do SBT, assim como não acreditava na partida do primeiro apresentador do "Domingo Legal". Ao se reunir com Silvio Santos, já com Gugu fora do elenco da emissora, Portiolli ouviu do patrão: "essa é a grande oportunidade de sua carreira". O programa possui uma das melhores equipes de produtores da casa.  
Vamos conferir as aberturas do programa, que mostram as mudanças no visual do "Domingo Legal" e de seus apresentadores. Dentre os vídeos você pode assistir um dos últimos programas comandados por Gugu, que na ocasião já estava contratado pela Record, e a estreia de Celso no dominical. Agradecimentos: Portal SBTista, Central de Notícias, Guilherme Guidorizzi, hkuniochi, costelinha12, tedcontatoss, Vitor Soares, rededetelevisão, kassiocdd, Elienlton Lopes, SBTonline, e SBT.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário